terça-feira, 31 de janeiro de 2012

"CRIZEIRO" ESPORTE CLUBE 31/01/2012


Próximo de sua estréia no Campeonato Mineiro o clima não é nada bom na Toca da Raposa. Além das especulações sobre uma possível saída de Montillo para o Corinthians, não pegou nada bem a lastimável e desrespeitosa forma com que o presidente Gilvan de Pinho Tavares abordou a questão dos salários atrasados no clube. O mandatário Celeste foi irônico ao dizer que "atletas ganham muito pouco, ganham uma miséria, e atrasar três ou quatro dias faz uma falta danada". Essa declaração repercutiu muito mal entre o grupo, que por meio de uma carta aberta demonstrou a sua indignação e repúdio às declarações do Presidente do Clube. A meu ver os jogadores estão cobertos de razão, pois é direito de quem trabalha receber seja lá qual for o salário. Convenhamos que quem ganha muito também gasta muito, afinal de contas já imaginou quanto é a prestação de um carro importado como o que a maioria dos jogadores tem? A vida é assim meu amigo, e é normal do ser humano duas coisas relacionadas ao dinheiro: - Quanto mais se tem, mais se quer! E quanto mais se ganha, mais se gasta! E sem hipocrisia nenhuma, de forma bem clara e direta, convenhamos que como e com o que o atleta gasta seu salário, é exclusivamente da conta dele! O que me preocupa é que neste momento de transição de uma nova diretoria, pelo visto o novo Presidente do Esquadrão Azul do Barro preto está muito mal assessorado, afinal fazer brincadeiras diante de uma crise muito séria em que o clube se encontra, não é nada inteligente.

Veja abaixo o conteúdo da carta divulgada pelos atletas na íntegra:

"Estamos indignados com a declaração irônica do presidente Gilvan de Pinho Tavares sobre o atraso dos salários.
Fomos completamente surpreendidos com a matéria publicada na página do Cruzeiro no Globoesporte.com, principalmente porque até o presente momento nenhum atleta do elenco comentou sobre esse assunto publicamente, nem tampouco deixou de realizar os trabalhos propostos pela equipe técnica nesta pré-temporada, muito pelo contrário!
Estamos há mais de 15 dias concentrados, realizando todas as nossas obrigações, focados em nossos objetivos para 2012 e entendemos a complicada situação em que o Clube se encontra. Sendo muito ou pouco, o salário é um direito de todo trabalhador. Gostaríamos de deixar claro que independente da nossa insatisfação perante tal declaração, continuaremos cumprindo com nossas obrigações com ou sem quitação de salários na data prometida".

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Loucos sim, graças a Deus...



Na tarde de ontem a equipe de Esportes da Rádio PLFM transmitiu a partida válida pelo Campeonato Mineiro onde o Galo venceu o Boa por 2 tentos à 0. Com muita luta, dedicação e mostrando que quando se acredita em um sonho e principalmente quando as pessoas se envolvem por inteiro é possível tornar este sonho em realidade. É óbvio que aconteceram erros, porém; é através destes mesmos erros que podemos tirar lições e buscar sempre aprimorar e melhorar, afinal de contas é errando que se aprende. Muitos consideraram e ainda consideram uma loucura o que nós da equipe de Esportes da PLFM fizemos, mas há de se ressaltar que muitos pioneiros que um dia foram tachados de loucos assim como nós, através de suas loucuras inovaram, criaram, aperfeiçoaram e hoje são lembrados e festejados pelos feitos e coisas que deixaram de positivo para a humanidade. Talvez algum dia tenha em nossa cidade se desperte o sentimento bairrista que existe em outros locais, talvez um dia sirvamos de exemplo não só para aqueles que sonham com uma melhora na área esportiva, mas também para aqueles que sonham com uma cidade melhor e mais justa, talvez... Não estamos atrás de autopromoção e muito menos de uma mera satisfação pessoal, de elogios, estamos sim atrás de outros que assim como nós, ao invés de ficar apenas ficar vendo o tempo passar, arregacem as mangas e sejam loucos para que Pedro Leopoldo ganhe a notoriedade que ela merece...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Novo presidente, nova postura 19/01/2012


Ao contrário do seu antecessor o atual presidente do Cruzeiro Gilvan de Pinho Tavares parece mesmo disposto a mudar a postura do clube. Gilvan mostrou que de agora em diante, com ele o buraco é mais embaixo ao deixar claro que no Cruzeiro os contratos serão cumpridos tanto pelo lado da Raposa, mas também pelo lado do jogador. Indo contra a opinião de alguns órgãos da imprensa que afirmavam que o presidente celeste estava fazendo pirraça e era um tolo em não liberar o jogador Montillo para o Corinthians, a meu ver ele está apenas defendendo de forma correta os interesses e principalmente fazendo valer a questão contratual que deve ser cumprida e honrada por ambas às partes. E convenhamos, que de tudo que foi cogitado sobre este assunto, em momento algum se ouviu dizer que o Cruzeiro foi procurado pelo Corinthians para fazer uma negociação. Ao contrário, o que ficou explicito foi a insistência do clube paulista em tentar negociar a contratação do meia argentino apenas e diretamente por meio do procurador do atleta. É isso aí Dr. Gilvan, já estava passando da hora de alguém colocar as coisas em seus devidos lugares e mostrar que ao contrário do ano passado, a partir de 2012 o Cruzeiro tem um real, e não um virtual presidente cuidando dos interesses da instituição.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Independência financeira? 08/01/12


Atualmente no Cruzeiro, o assunto que mais se comenta é a possível saída do meio campista Montillo. O atleta manifestou o interesse em trocar a Raposa pelo Corinthians devido ao altíssimo salário oferecido pelo clube paulista. É mais que correto e merecido que Montillo venha a receber por parte do Cruzeiro um reajuste em seu salário, principalmente por tudo que o argentino fez no ano passado vestindo a camisa celeste. Entretanto, o que me incomoda é o discurso adotado pelo camisa 10 azul, dizendo que ele já tem 27 anos e com o que o Corinthians estaria lhe oferecendo, faria a sua independência financeira. Segundo fontes ligadas ao atleta, ele recebe um salário de 180 mil reais, fora luvas e premiações. Convenhamos que com um salário destes até 2015 quando termina o seu contrato, dá para se fazer um bom pé de meia não dá? Se o Pirata Azul (apelido dado a Montillo pela torcida do Cruzeiro) renovou o seu contrato com o Cruzeiro até 2015, a situação naquele momento certamente para ele e seu procurador era muito satisfatória. O que interessa é que o atleta tem um contrato assinado, e quando ele o assinou, sabia os valores de sua rescisão e os termos em que seu salário seria reajustado. Concordo em gênero, número e grau que ele merece sim um bom reajuste salarial no Cruzeiro, mas essa história de forçar uma saída do clube alegando a necessidade de fazer sua independência financeira não cola! Montillo tem todo o direito de querer receber mais ou até mesmo jogar de graça no time que quiser desde que se lembre que há um contrato por trás, e este tem que ser respeitado e cumprido uma vez que é assim que as coisas funcionam dentro do futebol profissional.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Marcos, de goleiro a ídolo 05/01/2012


Na língua portuguesa definimos a palavra ídolo como uma figura representativa de uma divindade a qual se presta culto - ou pessoa a qual se tributa demasiado respeito e excessivo afeto. A meu ver, o agora ex goleiro Marcos se encaixa perfeitamente dentro desta definição, afinal de contas qual torcedor do Palmeiras nunca orou ou fez alguma promessa para que ele operasse um milagre, principalmente nas decisões por pênaltis? Qual torcedor no Brasil não criou por ele no mínimo uma admiração e respeito pelas suas entrevistas diretas e sem rodeios, pela conquista do pentacampeonato com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002?  Em seus 18 anos como atleta profissional, o goleiro do Parque Antártica Marcos Roberto Silveira dos Reis, conseguiu a admiração e o respeito de todos aqueles que em sua verdadeira essência amam o esporte bretão mais praticado nas terras Tupiniquins. Infelizmente nos dias de hoje, os empresários e o dinheiro falam mais alto, superam a paixão e a mística das tradicionais camisas dos clubes brasileiros, que para seus torcedores são às vezes mais sagradas e mais importantes do que de fato deveriam. Marcos ao contrário da grande maioria dos jogadores atuais que mudam de clube como quem muda de roupa diariamente usando sempre aquela desculpa “sabe como é, sou profissional”, nadou ao oposto desta maré.  No dia 20 de janeiro de 2003, ele simplesmente recusou uma proposta milionária do Arsenal da Inglaterra, para permanecer no Palmeiras que havia caído para a Série B no ano anterior, e foi importantíssimo para reconduzir o time novamente à elite do futebol nacional naquele ano. Acho que neste dia em especial, ele não foi nada profissional não é mesmo? A situação era muito propícia para a sua saída, afinal de contas era só assinar o contrato e dar uma entrevista dizendo que “sabe como é, sou profissional”. Marcos sempre deu a cara para bater, nunca se negou a falar com a imprensa ou com quem quer que fosse, principalmente quando o momento era ruim. Ao contrário de muitos, ele sempre teve honra e hombridade suficiente para assumir seus erros e falhas, e acima de tudo sempre teve a força e a capacidade em dar a volta por cima. Infelizmente, o nosso futebol está mais pobre e mais triste sem o São Marcos dentro das quatro linhas. Mas a vida é assim, é o ciclo natural das coisas, pois tudo um dia terá um final. Valeu demais Marcão, afinal você conseguiu sair da posição mais ingrata do futebol que é a de goleiro, para alcançar um patamar que pouquíssimos chegarão, que é o de ter se tornado um ídolo! A você Marcos Roberto Silveira dos Reis, ou melhor, São Marcos, todo o respeito, carinho, admiração e sorte nesta sua nova trajetória.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

91 anos, mas presente que é bom nada! 03/01/2012


Há 91 anos, nascia no Brasil um clube de futebol originário de um antigo sonho da colônia de imigrantes italianos estabelecidos em Belo Horizonte. Precisamente no dia 02 de janeiro nasceu o Palestra Itália, que devido a segunda Guerra Mundial passou a se chamar Cruzeiro Esporte Clube, que hoje é, sem sombra de dúvidas um dos maiores e mais importantes do país e do mundo. O Cruzeiro sagrou-se campeão dentro e fora das terras Tupiniquins. No Brasil, a Raposa conquistou a Taça Brasil de 1966, a Copa do Brasil quatro vezes (1993, 1996, 2000, 2003), a Copa Centro Oeste de 1999, a Copa Sul Minas de 2001 e 2002 e o tão sonhado Campeonato Brasileiro de forma notável em 2003. Graças principalmente por suas participações nos torneios continentais, o time da Toca ficou conhecido nas Américas como a La Bestia Negra, afinal a equipe azul sagrou-se campeã da Copa Ouro e da Copa Máster da Supercopa em 1995, venceu a Recopa Sul-Americana 1998, foi bi campeão da Supercopa dos Campeões da Libertadores da América em 1991 e 1992, e ainda ostenta dois títulos da mais importante competição das Américas, ao vencer em 1976 e em 1997 a Copa Libertadores. Realmente é indiscutível o passado vitorioso da Raposa, mas o atual momento é muito ruim, afinal de contas no ano passado o clube se salvou do rebaixamento na última rodada do Brasileirão – está certo que foi com uma sonora goleada de 6 a 1 em cima do seu maior rival, mas isso é muito pouco para um time da grandeza do Cruzeiro. Pois é, infelizmente para os torcedores que esperavam ganhar de presente uma grande contratação por parte da diretoria, a frustração foi total, uma vez que o presidente do Cruzeiro Gilvan de Pinho Tavares não anunciou ninguém. O que se espera é que as coisas tomem outro rumo e rápido, afinal em 2011 o Cruzeiro teve um namoro sério demais com o descenso, e pelo que mostrou, com o atual elenco há um risco enorme do time novamente não ir bem nas competições que terá pela frente nesta temporada.