segunda-feira, 26 de março de 2012

Bem vindo ao "BRAZIL"… 26/03/2012


Que país é esse que irá sediar uma Copa do Mundo e ainda é incapaz de conter a violência dentro de seu território? Que país é esse que valoriza o que vem de velho continente e se esquece que o que tem de mais precioso, está logo ali dentro de si mesmo - o seu bom, velho e sofrido povo? Que país é esse que não tem leis que realmente façam com que as pessoas passem a respeitar as diferenças e acima de tudo, que sejam capazes de reintegrar os homens novamente dentro da sua sociedade? Que país é esse que é um celeiro de craques de futebol, mas que infelizmente tem um verdadeiro exército de crianças carentes e jogadas à própria sorte? Que país é esse que é berço do homem que inventou o avião, mas que não consegue se quer realizar obras de ampliação nos seus velhos e ultrapassados aeroportos? Que país é esse que viu nascer e crescer dentro de suas terras o melhor jogador de futebol do mundo, e que tem dentro de sua Seleção de futebol apenas jogadores que atuam no exterior? É meu amigo, este país é soberano, maravilhoso e gigante pela própria natureza, mas infelizmente não gosta muito de si. Bem vindo ao Brasil, bem vindo à Copa do Mundo!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Anderson Lessa é o novo reforço do Villa 22/03/2012

O Villa Nova de Nova Lima está se reforçando para o restante do Campeonato Mineiro. A bola da vez é o atacante Andreson Lessa que chega para ajudar o Leão a tentar dar uma arrancada em seus jogos finais no estadual. O jogador pertence ao Cruzeiro e está sendo emprestado ao Villa na esperança de sanar o problema da falta de gols ao qual o time vem passando. O técnico Mauro Fernandes ainda não tem uma previsão de quando poderá contar com o novo reforço. Restando apenas 4 rodadas para o fim da primeira fase, o Leão é o oitavo colocado com 8 pontos ganhos. O time de Nova Lima fará 3 jogos em casa nos quais terá 2 confrontos diretos sendo um contra o Boa e o outro diante do Nacional, e em caso de vitória passa a tem ótimas chances de entrar no G4 e ir para as semi finais do Campeonato Mineiro.

terça-feira, 13 de março de 2012

Aos poucos Mancini vai encorpando a Raposa 13/03/2012


Aos poucos o técnico do Cruzeiro Vágner Mancini vai conseguindo dar um padrão de jogo ao time. Questionado e massacrado por boa parte da crônica esportiva e também da torcida Celeste, o comandante do Esquadrão Azul do Barro Preto aos poucos vai encaixando a equipe no decorrer das competições nas quais a Raposa vai muito bem. Claro que ainda há de se corrigir inúmeros erros, afinal de contas o atual elenco do Cruzeiro  passa por todo um processo de reestruturação no qual é necessário tempo para as coisas chegarem nos eixos. A cobrança é gigantesca, afinal a Raposa é um clube de quinta grandeza, e assim o sendo tem sempre a necessidade de estar figurando na prateleira de cima. Um fator que está ajudando no trabalho da comissão técnica é que alguns jogadores que foram mal na temporada passada parecem estar reencontrando o seu melhor futebol, como vem acontecendo com o Wellington Paulista, Anselmo Ramon e o jovem Wallyson, este último que reencontrou o caminho das redes adversárias. Ainda é cedo para se avaliar de uma forma mais detalhada o trabalho de Mancini à frente do Cruzeiro, afinal o time ainda não foi colocado à prova diante de um outro grande clube, fator que não permite mensurar de fato como está o grupo Celeste. Mas uma coisa tem que ser ressaltada, afinal é público e notório a melhora do futebol apresentado pelo Cruzeiro, e isso vem gerando um certo alívio para os torcedores Celestes que estavam temerosos com o desempenho do time na temporada. Agora resta acompanhar e ver se de fato Vágner Mancini terá o apoio e principalmente o tempo necessário para recolocar o Cruzeiro Esporte Clube figurando entre os melhores times do futebol brasileiro.

sexta-feira, 9 de março de 2012

O "Brazil" dos gringos 09/03/2012


Mais uma vez, vemos como aqui em nosso país as coisas são tratadas com um peso e duas medidas. A Comissão especial da Câmara aprovou a Lei Geral da Copa de 2014 por 15 votos contra 9, e também aprovou a liberação a venda de bebidas alcóolicas durante a Copa das Confederações e também nos jogos da Copa do Mundo da FIFA de 2014. Até que não vejo mal algum em se vender bebidas alcóolicas em um estádio de futebol, e me isento do rótulo de "páu d'água" uma vez que não consumo este tipo de bebida. Entretanto; o que me deixa indignado é que esta liberação é única e exclusivamente para o deleite dos "gringos" que virão assistir a Copa do Mundo aqui no Brasil. Digo isso porque essa liberação não será feita também em partidas oficiais nos diversos campeonatos que existem aqui nas terras Tupiniquins. É brincadeira, como se não bastasse os brasileiros serem descriminados lá fora, agora isso está acontecendo em seu próprio país e pelos seus próprios governates. Ê "Brazil" que não toma jeito…

quarta-feira, 7 de março de 2012

Jogadores profissionais, arbitragem amadora 07/03/2012



Cada vez mais coloca-se em xeque a seriedade e pior ainda, a idoneidade dos árbitros de futebol no Brasil. Ao meu ver existem dois fatores que comprometem muito a atuação dos juízes dentro de uma partida – a falta de padronização dos critérios usados nas regras do jogo e a falta de profissionalização do trio de arbitragem. Em relação ao primeiro fator, o maior problema é que não há critérios aos quais possam ser utilizados para se criar uma padronização que auxiliaria nas decisões dos árbitros, e isso causa os inúmeros problemas que todos apontam nas arbitragens em nosso futebol. A regra é interpretativa, mas é essencial que se tenha um critério a ser seguido, que se crie uma uniformidade porque se não as interpretações sempre serão subjetivas, o que sempre dará margens para inúmeras formas de se analisar o mesmo lance. Já o segundo fator é algo inadmissível, afinal de contas não é possível que na atual conjuntura do futebol no Brasil, às margens de receber a Copa das Confederações e a Copa do Mundo a questão da profissionalização dos árbitros seja ainda um tabu. É inconcebível que no "país do futebol", uma peça tão importante e que tem o poder de influenciar diretamente no resultado final de uma partida, não seja e não tenha todo um preparo profissional para que possa exercer seu trabalho de forma tranquila e correta! Óbvio que há fatores que vão contra essa profissionalização, e que por sinal são os mesmos que eram usados por nossos governantes no passado em relação à educação – um povo sem cultura não é capaz de pensar e escolher melhor os seus líderes; e um árbitro sendo "amador" (uma vez que ao contrário dos jogadores que são profissionais, ele não vive desta profissão) é mais fácil de ser manipulado, e com toda a certeza cederá à pressões de diretores e dirigentes que farão e fazem de tudo para garantir o lado do clube que defende. É preciso urgentemente levantar esta bandeira, afinal de contas é inadmissível que em um esporte que mexe tanto com a emoção dos brasileiros e que faz girar uma fortuna, os árbitros ainda não sejam profissionais como todos os outros que estão envolvidos neste meio. É lamentável!